Justificativa A capoeira apresenta uma proposta que a engloba como: luta (como instrumento de defesa pessoal), dança e arte (a arte se faz através da musica, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos, na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da capoeira), folclore (é uma expressão popular da cultura Brasileira), esporte (institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos), educação (elemento importante para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento), lazer (funciona como pratica não formal, através das rodas espontâneas), filosofia (presa o respeito ao próximo e aos mais velhos), e principalmente a capoeira como terapia, pois o esporte exerce um papel fundamental no desenvolvimento somático e funcional do individuo. Para o aluno com necessidade especiais, respeitando suas limitações e capacidades, o esporte tem importância inquestionável. Objetivo: Desenvolver componentes da aptidão física relacionada à saúde e as capacidades atléticas, trabalhando a disciplina do grupo, desenvolvendo no aluno a humildade, a serenidade, segurança, confiança, auto-estima, o equilíbrio emocional e o respeito cm todo e qualquer semelhante.Dar ocupação ao aluno com necessidades especiais no contra turno de suas atividades acadêmicas, tirando assim essa criança das ruas e trazendo ele para a escola.Dar oportunidade para que esse aluno com necessidades especiais possa praticar atividades físicas com professor especializado, pois devido sua incapacidade física, super proteção, auto consciência e pressões da sociedade e preconceito o mesmo não encontra essa atividade nos bairros onde moram.Encaminhamentos MetodológicosAs aulas serão realizadas duas vezes por semana, as terças e as quintas, com a duração de duas horas cada aula (13:00 às 15:00), o publico dessas aulas serão alunos com necessidades especiais matriculadas na Escola de Educação Especial Oswaldo de Jesus, atendidas no contra turno de suas atividades escolares.Infra EstruturaO Projeto será realiza na quadra poliesportiva da Escola de Educação Especial Oswaldo de Jesus. Recursos MateriaisSom toca CD;Colchonetes para alongamentos e treinos de acrobacias;Instrumentos da Capoeira: Berinbau e PandeiroResultados EsperadosConsiderando sempre a etapa mental, cronológica e motora do individuo, propiciar um desenvolvimento orgânico mais satisfatório, melhorando o tônus muscular, a flexibilidade e ampliações dos movimentos, auxiliar o ajuste postural, bem como o esquema corporal. Proporcionar para que ao final do projeto os alunos estejam jogando capoeira sem o auxilio do professor, possam realizar apresentações aumentando assim sua auto-estima. Tenham adquirido ritmo e uma condição física mais satisfatória e um comportamento mais socializado.Critérios de Participação Estar matriculado na instituição, apresentar uma condição física apta a pratica de atividade física, não implicando algum problema de saúde.